dicas-para-investir-em-imoveis-limeira

Investir em imóveis sempre foi sinônimo de investimento seguro e com garantia de bons rendimentos, seja para venda ou para locação. Mas, isso ainda se mantém? Para te ajudar, vamos fazer uma análise sobre o momento atual do mercado imobiliário e dar algumas dicas para investir em imóveis em Limeira. Você vai ver:

  • Dicas para investir em imóveis
  1. Observar a localização do imóvel
  2. Verificar o estado de conservação da propriedade
  3. Analisar a documentação do imóvel
  4. Considerar as tendências do segmento
  5. Buscar informações sobre o mercado imobiliário e investimentos
  • Vantagens de investir em imóveis
  1. Rentabilidade com segurança
  2. Valorização do imóvel
  3. Ganho de renda passiva
  4. Diversificação de investimentos
  5. Facilidades de pagamento

Boa leitura!

Dicas para investir em imóveis

 

O investimento em imóveis é um dos mais seguros que existe. Ao optar pela compra, você garante um patrimônio próprio que, diferentemente do investimento em ações, por exemplo, não sofre com as oscilações do mercado financeiro.  

No entanto, ainda que exista toda essa segurança em torno do investimento em imóveis, há um fator determinante que pode tornar o negócio mais rentável ou prejudicar uma boa negociação: os fatores que valorizam um imóvel. 

A valorização do imóvel ocorre quando o valor do bem aumenta em relação ao seu preço inicial. Esse cálculo, porém, nem sempre é simples. Interferem no custo a situação econômica do país e, principalmente, fatores ligados diretamente ao imóvel, como a localização e o estado de conservação do mesmo.

Sendo assim, para te ajudar a entender cada um desses pontos, listamos a seguir 5  dicas para investir em imóveis com segurança. Confira! 

Observar a localização do imóvel

A localização é um dos fatores mais importantes para a valorização de um imóvel e, estima-se, influencia em até 60% da escolha de quem procura um imóvel para comprar ou alugar. 

Imóveis localizados em bairros mais afastados do centro, por exemplo, valem menos. Já aqueles próximos de regiões centrais, e com boa infraestrutura urbana, como fácil acesso ou próximos a supermercados, escolas e outros serviços, valem mais. 

Para muitas pessoas, principalmente agora na pandemia, na hora de escolher o melhor bairro para morar, também são levados em consideração pelo comprador ou inquilino a segurança, a infraestrutura e o fácil acesso a áreas verdes e de lazer. 

Imóveis localizados em áreas com menor incidência de criminalidade e boa iluminação nas vias, por exemplo, são mais valorizados. Da mesma maneira, a presença de câmeras de vigilância, portaria 24 horas, portão eletrônico, cercas elétricas e equipes de segurança privada são itens muito requisitados pela proteção que oferecem aos moradores.

Hoje, todas estas questões são primordiais para quem busca mais qualidade de vida, mobilidade e tranquilidade no dia a dia. Além disso, aumentam o potencial de valorização de uma localização, pois geram mais interesse entre futuros moradores e, portanto, atraem mais investimentos  para estas regiões. 

Verificar o estado de conservação da propriedade

O estado de conservação e as características físicas também são fatores que influenciam no preço de um imóvel. Um imóvel com problemas estruturais ou mal cuidado dificilmente atrairá inquilinos ou compradores.

O bom estado de conservação da fachada e a pintura dos ambientes da casa ou do apartamento valorizam o imóvel, por exemplo. Já acabamentos de má qualidade, grama alta e falta de manutenções dão a impressão de descuido e abandono, desvalorizando a propriedade. 

Por isso, é importante sempre manter em bom funcionamento as instalações elétricas e hidráulicas do imóvel, mantendo as manutenções em dia. Além disso, vale a pena investir em itens mais estruturais, como materiais construtivos e qualidade dos acabamentos para valorizar ainda mais o seu bem. 

Outro fator determinante no valor de um imóvel é o tamanho dos espaços disponíveis. Hoje, com a pandemia e o isolamento social, a necessidade de home office, por exemplo, aumentou. Assim, imóveis que oferecem um ambiente exclusivo para estudos ou trabalho, por exemplo, chamam mais a atenção de futuros inquilinos ou compradores.

Além disso, a falta de espaço ou ambientes muito pequenos podem afastar famílias com filhos ou animais de estimação, por exemplo, reduzindo o leque de potenciais interessados na sua casa ou apartamento. 

Analisar a documentação do imóvel

É importante que todos os documentos do imóvel estejam em dia. Documentação irregular faz muitas pessoas desistirem da locação ou da compra. Lembre-se: burocracia gera burocracia, que gera demora e, consequentemente, desistência.

Entre os documentos que devem ser apresentados para a locação ou venda de um imóvel está a matrícula atualizada, além da documentação pessoal do proprietário e a comprovação da propriedade do imóvel.

Considerar as tendências do segmento

Após um ano movimentado como foi 2020, com o isolamento social, as alterações na Taxa Selic e a alta do IGP-M, uma dúvida muito comum está em como será o cenário do mercado imobiliário para o próximo ano.

Conferir as novidades, tendências e pontos de atenção do mercado imobiliário de Limeira para 2021 é obrigação para todos que pensam em se aventurar no setor no próximo ano, seja comprando, vendendo, alugando ou investindo. 

Para investir com segurança, veja aqui as tendências do mercado imobiliário de Limeira em 2021.

Buscar informações sobre o mercado imobiliário e investimentos

Investir em imóveis pode ser um negócio arriscado se você não tiver cuidados e o conhecimento necessário. Por isso, não faça decisões impulsivas e considere muito bem todos os passos do seu investimento em imóveis, e busque sempre aconselhamento profissional de uma imobiliária de confiança. 

Vantagens de investir em imóveis

 

Primeiramente, é importante destacar que o investimento em imóveis está entre os mais rentáveis e tradicionais do mercado e vem se fortalecendo. Diferentemente de outras áreas, que passaram por meses de instabilidade em 2020, o setor imobiliário seguiu sólido. 

Em 2021, o momento continua favorável. Entre os fatores que justificam este como um momento ideal para ganhar com a futura valorização imobiliária, estão os preços reduzidos, melhores condições de negociação e uma menor taxa de juros.

Ainda que a taxa Selic tenha sofrido vários reajustes desde o começo do ano, atingindo o patamar de 6,25%, especialistas afirmam que a taxa ainda é considerada baixa e os juros para financiamento imobiliário continuam atrativos. Mesmo com a alta, um imóvel financiado hoje, por exemplo, tem um custo muito menor do que o de um financiado há cinco anos.

Por isso, se você planeja começar a investir em imóveis, que tal aproveitar para tirar seus planos do papel? Confira a seguir 5 vantagens de investir em imóveis:

1 – Rentabilidade com segurança

Rentabilidade e segurança são duas importantes garantias de quem investe em imóveis. 

Primeiramente, porque o investimento em imóveis sofre menos impacto das instabilidades financeiras. Em momentos de crise, por exemplo, quando ativos de renda variável mostram grandes quedas, o preço dos imóveis é pouco afetado. 

Outra vantagem é que, por ser um patrimônio físico e real, o imóvel dificilmente sofrerá com a desvalorização e tampouco pode ser confiscado, como é o caso de outros investimentos. 

Além disso, imóveis apresentam historicamente uma boa rentabilidade no longo prazo. Se você investe em um imóvel agora, uma época em que a taxa de juros ainda está atrativa, possivelmente terá ganhos superiores a aplicações em renda fixa, por exemplo.

2 – Valorização do imóvel

Na hora de investir, é importante saber quais são os fatores que influenciam na valorização de um imóvel para, assim, garantir um bom retorno ao seu investimento. Pontos como a localização, preço, condições do imóvel e acessibilidade precisam ser levados em conta.

3 – Ganho de renda passiva

A renda passiva, como o nome indica, é um tipo de renda regular que exige pouco ou nenhum esforço ativo por parte de quem a recebe. 

O aluguel de imóveis é o principal exemplo do que chamamos de renda passiva com capital. Ou seja, com ela, após aplicar dinheiro na compra de um imóvel, você passa a receber um retorno financeiro com o aluguel dessa casa ou apartamento.

4 – Diversificação de investimentos

Investir envolve riscos, mas há estratégias que podem ajudar a diminuir as consequências em um momento ruim no mercado. Entre elas, está a diversificação de investimentos.

A diversificação de investimentos é uma técnica que visa diluir os riscos e maximizar os ganhos. É uma distribuição do dinheiro em diferentes aplicações, de maneira que, quem investe, não seja tão afetado quando houver algum desempenho negativo.

Um exemplo é a crise global causada pela pandemia da Covid-19, na qual a diversificação de investimentos entrou ainda mais em evidência. Os investidores que concentraram os seus recursos em ações, entraram em pânico com a baixa da Bolsa. Já quem alocou parte dos seus recursos em imóveis, teve os riscos minimizados.

Antes de investir em imóveis, porém, é preciso levar em conta algumas considerações. Em primeiro lugar, é importante lembrar que o investimento em imóveis garante um retorno a médio e longo prazo. Ou seja, é ideal para investidores de perfil conservador, que não querem correr grandes riscos e não têm tanta pressa em obter retorno. 

Além disso, é imprescindível entender como funciona o mercado imobiliário e suas variações para ter melhores retornos nos seus investimentos. Só assim você vai saber qual a hora certa de comprar um imóvel ou quando é bom esperar por uma oportunidade melhor.

5 – Facilidades de pagamento

Como dito anteriormente, estamos vivendo um cenário de baixa na Selic, o que significa crédito a juros mais baixos, como é o caso do financiamento imobiliário. 

Outro fator que impacta nas tendências do mercado como aquecimento do setor é a portabilidade do crédito imobiliário. Com a portabilidade de crédito, é possível migrar a dívida para outro banco que ofereça taxas em linha com o mercado e economizar muito dinheiro.

Nesse contexto, quem sai ganhando é o consumidor que, em 2021, passa a ter maior poder de negociação e mais facilidades em adquirir crédito para realizar investimentos.  

Conheça aqui os dois tipos de financiamento imobiliário brasileiros.

Como investir em imóveis em Limeira SP com segurança

 

Agora que você já sabe como investir em imóveis em Limeira SP, conte com a Roque Imóveis para encontrar os melhores imóveis na cidade e região. Com mais de 37 anos de atuação em Limeira, a Roque é líder em vendas e lançamentos.

Contamos com um time de especialistas no mercado imobiliário, que irão te orientar sobre as opções de imóveis mais indicadas para você. Temos parceria com as principais construtoras que atuam na região de Limeira, possibilitando ótimas oportunidades de negócios para quem busca casas ou apartamentos para financiar em Limeira SP.

Leia também: como financiar uma casa em Limeira SP.