Uma imobiliária, de modo geral, é a responsável por dar o suporte necessário e intermediar os processos de compra, venda e locação de imóveis ou demais transações imobiliárias. Mas você já se perguntou o que faz uma imobiliária, de fato? Como é esse suporte? É realmente imprescindível ter em atividade uma imobiliária para lidar com operações nesse mercado?
Bom, ao longo deste artigo tiraremos todas essas dúvidas e muitas outras. Assim, você vai perceber como o papel que uma imobiliária desempenha faz toda a diferença quando se fala em mercado imobiliário.
Na leitura, você vai conferir os seguintes tópicos:
- O que é uma imobiliária?
- Imobiliária: o que faz e como funciona?
- Quais as vantagens de contratar uma imobiliária?
- Como funciona para colocar um imóvel na imobiliária para alugar?
- Como funciona para colocar um imóvel na imobiliária para vender?
- Como funciona o contrato de administração de imóveis?
Vamos lá?
O que é uma imobiliária?
Basicamente, imobiliária é uma modalidade de empresa que atua no mercado imobiliário, de forma a intermediar vendas, compras e locações de todos os tipos de imóveis, desde residenciais até comerciais. Vale lembrar que demais transações imobiliárias – como negociações de terrenos e lotes – também estão no campo de atuação das imobiliárias.
Imobiliária: o que faz e como funciona?
A imobiliária é a empresa que vai lidar com todos os processos que permeiam o mercado imobiliário, garantindo que todas as transações e negociações ocorram de forma segura para todas as partes envolvidas e dentro do que a legislação infere.
Dentre as funções de uma imobiliária estão:
- captação: que é o processo que envolve a aquisição do direito de venda, locação ou administração de um imóvel pela imobiliária;
- avaliação do imóvel: é o processo de verificar a situação do imóvel, tanto física quanto documental, e analisar o melhor cenário e valor para a venda ou a locação;
- análise cadastral: tanto nas locações, como nas compras e vendas de imóveis, é necessário verificar as informações e documentos das partes envolvidas para garantir que tudo está sendo feito de forma correta;
- divulgação: uma vez que o imóvel já está disponível para ser vendido ou alugado, começam as divulgações através de placas de sinalização e sites, portais e aplicativos especializados;
- atendimento: após as devidas divulgações, começam a surgir os interessados nos imóveis e esse atendimento deve ser feito por equipes especialistas, que vão poder tirar dúvidas sobre os imóveis, marcar e acompanhar visitas, além de encaminhar propostas e cuidar de possíveis manutenções;
- consultoria: imobiliárias trabalham com o objetivo de prestar o melhor suporte possível tanto para proprietários quanto para inquilinos durante todo o processo de venda, compra ou locação;
- realizar os procedimentos administrativos: talvez o maior alívio de quem utiliza o serviço de um imobiliária é saber que não vai precisar se preocupar com procedimentos administrativos e jurídicos. Por envolver uma série de documentos e normas, transações imobiliárias precisam ser realizadas com bastante cuidado;
- elaboração de contrato: de forma de que todo o processo ocorra dentro da lei e com a concordância entre as partes;
- gestão de pagamento: em processos de locação de imóveis, toda a gestão de pagamento de aluguel, IPTU, entre outras taxas fica sob responsabilidade da imobiliária;
- vistorias: toda vistoria de imóvel (de entrada ou saída) é realizada por imobiliárias;
- levantamento de documentação para imposto de renda: caso seja solicitado, há todo um auxílio ao proprietário na gestão tributária relacionada a imposto de renda.
Quais as vantagens de contratar uma imobiliária?
Muitas vezes, com o intuito de “não gastar muito”, as pessoas optam por realizar vendas, compras e locações de imóveis e/ou terrenos de forma independente. Mas essa conta pode sair bem cara. As imobiliárias desempenham um papel fundamental dentro desse mercado. Veja por que.
Segurança
Não há dúvidas de que é mais seguro fazer, através de uma imobiliária, qualquer transação nesse mercado. Além da segurança relacionada aos aspectos financeiro e jurídico – que garantem que nenhuma das partes será lesada nas transações -, a imobiliária salvaguarda, ainda, uma segurança referente à avaliação dos imóveis, lotes e terrenos para precificação justa e condizente à realidade.
Conhecimento de mercado
O mercado imobiliário é uma alternativa segura para investimentos, mas merece atenção e conhecimento. Antes de fazer qualquer investida, é preciso analisar as vantagens e desvantagens do negócio. E ninguém melhor do que especialistas com experiência no mercado para te deixar ciente de todos os aspectos de um possível negócio.
Atenção aos detalhes
Justamente por ter profundo conhecimento do mercado, as imobiliárias já possuem uma atenção especial aos detalhes que a área exige, principalmente quanto aos aspectos jurídicos, econômicos e burocráticos. Assim, fica assegurado que os contratos elaborados terão validade e respaldo perante a lei.
Intermédio de negociações
É bem comum observar discordâncias e desentendimentos em processos de negociação. E, dentro do ambiente imobiliário, isso também pode ocorrer. Uma boa imobiliária, portanto, deve ser uma boa intermediadora de negociações.
Isso é, não só uma missão, mas um dever das imobiliárias. Principalmente, em processos de compra e venda de imóveis, existe uma obrigação ética e legal de que haja fornecimento de todas as informações necessárias para que qualquer transação imobiliária ocorra de forma transparente, legal e coerente com a realidade.
Isso também acontece nas negociações de locação. A administração das imobiliárias nesse caso funciona como um intermédio para acompanhar possíveis manutenções, pagamentos de IPTU, condomínio e aluguel em dia etc.
Ou seja, com a imobiliária trabalhando como uma intermediadora, é mais fácil encontrar um equilíbrio entre as exigências e anseios de compradores, proprietários e inquilinos de imóveis.
Como colocar um imóvel na imobiliária?
Antes de colocar um imóvel seu em qualquer imobiliária, lembre-se de que ele é uma parte do seu patrimônio e, por isso, merece ser cuidado como você cuidaria.
Por isso, é importante conhecer bem a empresa que você pretende escolher para ficar responsável pelo seu bem. Pesquise sobre sua atuação no mercado, converse com pessoas que já utilizaram o serviço da imobiliária e procure saber se se trata de uma companhia de confiança.
Uma vez que você encontrou a melhor imobiliária para a sua necessidade, entre em contato com a empresa e solicite a divulgação do seu imóvel para venda ou aluguel. A imobiliária fará isso através de anúncios em sites, portais especializados e redes sociais, sempre de acordo com as solicitações do proprietário.
Caso haja interessados no seu imóvel, a imobiliária vai orientar e acompanhar visitas e, em caso de sucesso nas negociações, deve providenciar a documentação necessária para a conclusão do negócio.
Outro papel importante da imobiliária é a vistoria do patrimônio para identificar como está o imóvel antes das negociações. Essa vistoria é documentada e uma prova de como o imóvel está sendo entregue ao inquilino ou ao novo proprietário. Após a vistoria, o contrato é elaborado pela imobiliária conforme o que foi combinado entre as partes envolvidas.
Como funciona para colocar um imóvel na imobiliária para alugar?
Saiba como colocar um imóvel na imobiliária para alugar seguindo os seguintes passos:
- Pesquisar as melhores imobiliárias na sua região;
- Escolher a imobiliária que mais se identifica com o seu perfil e com o seu propósito e solicitar a divulgação do imóvel;
- Realizar, através da imobiliária, a vistoria completa no imóvel;
- Providenciar possíveis reparos para que o imóvel seja entregue na melhor condição para o futuro inquilino (reformas estruturais, elétricas e/ou pintura, por exemplo);
- Considerar um preço justo para o aluguel;
- Estabelecer as garantias locatícias;
- Exigir da imobiliária um bom contrato e acompanhar de perto.
Seguindo esses passos, as chances de você conseguir um ótimo inquilino para o seu imóvel são bem altas.
O que é preciso para alugar um imóvel com a imobiliária?
Para alugar um imóvel através de uma imobiliária, são necessários alguns documentos. Documentos que dependem do tipo de garantia locatícia escolhida – que agilizam o processo de locação e proporcionam mais segurança no momento de fechar um contrato de aluguel.
Hoje em dia, é possível fazer as mais variadas garantias locatícias. No caso da Roque Imóveis, são quatro as opções disponíveis. Confira cada uma delas e os documentos exigidos para alugar um imóvel:
Seguro Fiança:
- Documentos para fazer análise: CPF, RG ou CNH (se for casado, são necessários os documentos do casal)
- Documentos para contratação: ficha cadastral preenchida pelo futuro inquilino, certidão do estado civil (nascimento, casamento, averbação ou óbito) e comprovante do endereço atual.
Título de Capitalização:
- Documentos para contratação: CPF e RG ou CNH (do casal, se for casado), certidão de estado civil (nascimento, casamento, averbação ou óbito), comprovação de renda (carteira de trabalho com os 3 últimos holerites, declaração de Imposto de Renda ou extratos bancário dos 3 últimos meses), comprovante de endereço atual e três últimos recibos de aluguel.
Fiador:
- Documentos do inquilino: CPF e RG ou CNH (do casal, se for casado), certidão de estado civil (nascimento, casamento, averbação ou óbito), comprovação de renda (carteira de trabalho com os 3 últimos holerites, declaração de Imposto de Renda ou extratos bancário dos 3 últimos meses), comprovante de endereço atual e três últimos recibos de aluguel.
- Documentos do fiador: CPF e RG ou CNH (do casal, se for casado), certidão de estado civil (nascimento, casamento, averbação ou óbito), comprovação de renda (carteira de trabalho com os 3 últimos holerites, declaração de Imposto de Renda ou extratos bancário dos 3 últimos meses), comprovante de endereço atual, escritura do imóvel registrado e quitado.
Cartão de crédito (parceria com a CredPago):
- Documentos para contratação: ficha cadastral preenchida pelo inquilino, certidão de estado civil (nascimento, casamento, averbação ou óbito).
- Documentos para fazer análise de crédito: CPF e RG ou CNH, cartão de crédito (frente), três últimas faturas pagas do cartão de crédito.
Qual a porcentagem da imobiliária no aluguel?
Os honorários de uma imobiliária em processo de locação de imóveis, normalmente, variam entre 7% a 10% do valor do aluguel mensal. Mas isso pode depender do tipo de imóvel ou da quantia da locação, por exemplo.
No caso da Roque, é cobrado 100% do valor do primeiro aluguel e 10% mensais dos próximos a serem pagos.
Por que o aluguel de imóveis direto com o proprietário não vale a pena?
Algumas pessoas podem achar que não ter uma imobiliária no processo de locação de imóveis é mais simples e mais barato. Se engana quem pensa assim. O aluguel direto com o proprietário não vale a pena porque podem ocorrer:
- aumentos abusivos, imprecisos ou desnecessários no valor a ser pago pela locação;
- conflitos no relacionamento “proprietário-inquilino”, acarretando em prejuízos e dificuldades ao processo e até;
- golpes oriundos da falta de conhecimento pela Lei do Inquilinato.
Sempre leve em consideração a participação de uma imobiliária em um processo de locação, visto que, dentre os deveres da imobiliária com inquilino, estão a responsabilidade e o zelo na recolha e análise de toda a documentação das partes envolvidas.
Posso fazer uma locação para terceiros?
Sim, você pode fazer uma locação para terceiros. Porém, ambas as partes envolvidas nesse contrato precisam estar cientes dos pormenores e respaldadas perante a lei. Por isso, o recomendado é que você busque orientação para te guiar nesse processo. Uma imobiliária com uma boa equipe jurídica é o ideal nesse cenário.
Como funciona para colocar um imóvel na imobiliária para vender?
Basicamente, para colocar um imóvel na imobiliária para vender, ocorrem as seguintes etapas:
- Prospecção: é o conjunto de ações feitas pela imobiliária com o objetivo de atrair e conquistar pessoas possivelmente interessadas naquele imóvel. Etapa fundamental para alcançar a venda;
- Qualificação: é identificar, dentre os interessados, onde devem estar centralizados os esforços da equipe de vendas, aumentando assim as chances de fechar um negócio;
- Proposta: é a abordagem inicial a ser apresentada antes que o contrato seja fechado. Nela deve haver o valor de compra e venda, as formas de pagamento e demais dados do patrimônio em questão. É após a proposta que podem surgir negociações por parte do comprador ou do vendedor;
- Fechamento: é o momento de validar tudo aquilo que foi tratado na proposta. De modo que ambas as partes estejam cientes e seguras do negócio que vai vir a ser concretizado;
- Pós-venda: é fundamental para manter o cliente satisfeito e fiel à sua imobiliária. Nessa etapa, é importante que a empresa realize uma série de ações para acompanhar de perto o cliente após a realização da venda, garantindo um melhor relacionamento e uma maior satisfação com o comprador do imóvel.
Quais os deveres da imobiliária com o proprietário?
A responsabilidade da imobiliária com o proprietário de um imóvel diz respeito não só à comercialização, mas também à administração daquele bem, nos casos de imóveis colocados para locação.
Entre os deveres da imobiliária estão:
- Realização de uma avaliação justa e condizente com o mercado imobiliário atual para determinação de valores de venda;
- Divulgação e sinalização do imóvel para o público-alvo e nas plataformas ideais;
- Análise do perfil dos interessados, de modo a assegurar que serão válidos documentos e garantias apresentados;
- Vistoria do patrimônio;
- Elaboração do contrato, no intuito de evitar situações inusitadas e garantir a segurança jurídica do negócio entre as partes;
- administração da locação, garantindo que o proprietário receba todas as taxas estabelecidas em contrato e acompanhe possíveis reformas ou manutenções que precisem ocorrer no imóvel alugado.
Como funciona o contrato de administração de imóveis
O mais recomendado é que o contrato de administração de imóveis seja elaborado pelo setor jurídico de uma imobiliária, de forma que direitos e deveres do proprietário e do inquilino do imóvel sejam assegurados.
Desde a elaboração do contrato até a análise da documentação exigida ficam a cargo da imobiliária, tirando o “peso” burocrático dos ombros do cliente.
Imobiliária em Limeira-SP: por que confiar na Roque?
Com mais de 37 anos de atuação na cidade, a Roque é uma imobiliária que se destaca em diversas frentes, como venda, locação e lançamentos de imóveis em Limeira.
Tudo isso só se tornou possível porque somos apaixonados pelo que fazemos e contamos com uma equipe dedicada e profissional, focada na experiência e satisfação do cliente no final de cada negociação. Isso é o que nos move.
Atualmente contamos com mais de 120 corretores, totalmente preparados para orientar você, tanto na compra, como na locação do seu novo imóvel em Limeira.
Com o foco em fazer bons negócios, conquistamos uma ampla carteira de imóveis para locação e venda, que possibilita a sua escolha na hora de encontrar um imóvel que melhor combina com o seu perfil. Além disso, a Roque conta com uma estrutura completa para atender proprietários e inquilinos.
Portanto, se você procura uma imobiliária em Limeira de confiança e tradição, você precisa conhecer a Roque. Conte conosco para fechar o melhor negócio!
- Artigo Anterior Saiba como ganhar dinheiro indicando imóveis
- Próximo Artigo Estilos de decoração: Quais são e como descobrir o meu?