aluguel-em-limeira
Cassio Roque

Você está procurando um imóvel para alugar em Limeira direto com o proprietário? Tem preocupações com burocracias e garantias contratuais que o processo de locação pode exigir? Pode ficar tranquilo. Todas essas dúvidas e receios são bastante comuns. 

No entanto, tome cuidado com esta escolha. Ela pode trazer muitos riscos para você, como contratos-pegadinha e imóveis que “parecem, mas não são”. Por isso, para evitar transtornos e encontrar o imóvel ideal, o melhor a se fazer é alugar um imóvel com a ajuda de uma imobiliária, garantindo assim mais segurança e tranquilidade. 

A seguir, explicamos para você 6 riscos de alugar imóvel direto com o proprietário e outros pontos importantes que te farão ter certeza de que, alugar um imóvel com uma imobiliária é o caminho mais seguro. Entre outros pontos, você vai ver:

  • 6 riscos do aluguel direto com proprietário em Limeira
  1. Falta de conhecimento do mercado imobiliário; 
  2. Desconhecimento da legislação; 
  3. Valor de aluguel desatualizado ou abusivo; 
  4. Falta de opções de imóveis; 
  5. Não há mediação de conflitos; 
  6. Risco de ser golpe.
  • O que uma imobiliária faz
  • Aluguel em Limeira

Boa leitura!

6 riscos do aluguel direto com proprietário em Limeira

 

Em busca de facilidades, muitas pessoas optam por alugar imóveis diretamente com o proprietário. No entanto, ainda que o processo pareça mais simples deste modo, ele pode trazer diversos problemas e dores de cabeça desnecessários tanto para o dono do imóvel, como para o candidato a inquilino. 

Portanto, antes de optar por um acordo informal, é preciso analisar com cuidado os riscos que essa escolha traz. Veja a seguir alguns motivos para não alugar imóvel direto com o proprietário!

1 – Falta de conhecimento do mercado imobiliário

Ainda que acordos informais possam parecer mais fáceis de realizar, são um grande risco para proprietários e inquilinos. Por não ser um profissional especializado, o proprietário de imóveis conhece pouco sobre o mercado imobiliário. 

Assim, há um grande risco de ocorrerem problemas ao longo do período de locação, que podem afetar financeiramente ambas as partes e até mesmo causar desgastes no relacionamento.

2 – Desconhecimento da legislação

Alugar um imóvel envolve uma série de documentos, trâmites e burocracia que são amparados pela Lei Federal de no 8.245/91, a Lei do Inquilinato, que serve como base para a elaboração de contratos de locação.

A Lei do Inquilinato também protege as relações entre locador e locatário, determinando os direitos e deveres de cada um. Portanto, alugar sem conhecer a legislação é um dos maiores riscos de alugar um imóvel em Limeira direto com o proprietário.

Você pode, por exemplo, assinar um contrato com informações duvidosas e cláusulas abusivas, ou ainda ter que arcar com custos de uma manutenção que, na verdade, não são responsabilidade do inquilino. 

Com uma imobiliária você não corre esses riscos e tem clareza da responsabilidade do inquilino e do proprietário.

 

Leia também – Apartamentos para alugar em Limeira: veja os documentos necessários

3 – Valor de aluguel desatualizado ou abusivo

Um dos principais problemas de alugar direto com o proprietário é que, muitas vezes, o custo do aluguel não condiz com a realidade do mercado. 

Para determinar o valor do aluguel, é preciso levar em conta uma série de fatores, como o preço do metro quadrado na região e o contexto econômico nacional. Conhecimentos estes que nem todo dono de imóvel possui para realizar uma avaliação correta do imóvel. 

Como consequência, você pode acabar pagando um valor de aluguel muito acima do praticado no mercado imobiliário. Além disso, pode sofrer ao longo do tempo com reajustes abusivos, em desacordo com as normas do setor. Tendo, assim, que procurar outro lugar para morar.

4 – Falta de opções de imóveis

Por contarem com uma equipe especializada na angariação de imóveis, imobiliárias costumam oferecer um grande leque de opções de imóveis para atender as necessidades de seus clientes. 

Quando você aluga direto com o proprietário, acaba ficando refém das poucas opções que ele pode apresentar. Além disso, corre o risco de optar por um imóvel que não é o ideal para o que você precisa. Outro ponto importante é que, com menos opções disponíveis, fica ainda mais difícil comparar o custo-benefício do aluguel entre um imóvel e outro. 

5 – Não há mediação de conflitos

Imagine se, por um acaso, ocorrer um problema nas instalações hidráulicas do imóvel que você alugou. Para resolver, você procura o proprietário, que seria o responsável por contratar o serviço de manutenção. No entanto, na data, ele não está disponível e você é obrigado a conviver com o problema até que o proprietário resolva te atender. Seria uma imensa dor de cabeça, não é mesmo?

Por isso é tão importante o papel de uma imobiliária que, por ter uma equipe sempre à disposição dos clientes, consegue resolver com mais agilidade qualquer imprevisto. Além disso, a relação com a imobiliária é muito mais profissional, o que pode facilitar a resolução de possíveis conflitos. 

6 – Risco de ser golpe

A locação direto com o proprietário, como dito anteriormente, costuma ser baseada em acordos informais. Ou seja, se qualquer ilegalidade ocorrer ao longo do processo de negociação, você não tem o respaldo legal para exigir seus direitos. Esse é um tipo de problema que expõe o inquilino ao risco de golpes, como cobranças abusivas e o não cumprimento de acordos. 

O que uma imobiliária faz

 

Alugar um imóvel é um processo que exige muita cautela, planejamento e conhecimento de mercado. Por isso, o ideal é que toda negociação relacionada ao mercado imobiliário seja feita com o apoio de uma imobiliária de confiança. 

Uma imobiliária é muito mais que uma administradora, responsável por vender ou alugar imóveis. Principalmente, porque o mercado imobiliário é bastante complexo. De um lado, temos o proprietário, que deseja alugar o imóvel, garantindo rentabilidade ao seu investimento inicial. De outro, o candidato a inquilino, procurando um imóvel para alugar com agilidade, segurança e tranquilidade.

Entre essas pessoas envolvidas na negociação, há diversos fatores, como capacidade de investimento, interesses pessoais, além da realidade do mercado. E a função de uma imobiliária é justamente intermediar essas relações.

Para te ajudar a entender quais as vantagens de alugar com uma imobiliária, leia nosso post especial sobre por que confiar na Roque Imóveis, imobiliária em Limeira com mais de 37 anos de atuação na cidade.

Aluguel em Limeira

 

Se você busca imóveis para alugar, conte com a Roque Imóveis. No mercado imobiliário de Limeira desde 1987, a Roque tem uma das maiores carteiras de imóveis para locação da cidade. Você também pode usufruir de facilidades, como o CredPago, que permite alugar um imóvel com cartão de crédito.

Depois de conhecer os riscos de alugar direto com proprietário e entender as vantagens de alugar com uma imobiliária de confiança, aproveite e confira aqui alguns imóveis para alugar em Limeira e escolha o seu!

Cassio Roque

Desde 1985 fazendo a diferença na Roque Imóveis. Em sua trajetória, se formou em Direito pela PUC e fez também um MBA de Gestão Empresarial pela FGV. Hoje é CEO da empresa e dedica seu trabalho a ajudar pessoas a realizarem excelentes negócios imobiliários na cidade de Limeira. CRECI 45259.