Você conhece bem a nossa região? O centro-leste paulista oferece uma grande variedade de opções de lazer, não importa quais sejam as suas preferências pessoais.
Você não precisa fazer longas viagens para ter experiências incríveis, elas podem ser vivenciadas em Limeira e região. Para te ajudar a conhecer mais sobre o local e montar o seu roteiro de atividades, neste texto você poderá ler sobre:
- Quais cidades ficam no centro-leste do Estado de São Paulo?
- O que o centro-leste paulista oferece?
- Quais são as vantagens de viver no centro-leste paulista?
- O que fazer em Limeira?
Quais cidades ficam no centro-leste do Estado de São Paulo?
Segundo o Instituto de Economia Agrícola do estado de São Paulo, o centro-leste paulista é composto por um total de 35 cidades, entre elas as mais conhecidas são:
- Campinas;
- Piracicaba;
- Limeira;
- Rio Claro;
- Americana;
- Santa Bárbara d’Oeste;
- Pirassununga;
- Araras;
- Mogi Mirim;
- Mogi Guaçu;
- Indaiatuba.
Confira a localização exata no mapa abaixo:
O que o centro-leste paulista oferece?
Se quiser expandir seus conhecimentos da região do Centro-leste Paulista, deixe no radar grandes cidades como Piracicaba, Campinas e Pirassununga. Afinal, se você busca por turismo gastronômico, shoppings, teatros e cinemas, essas certamente deverão estar em sua lista.
Campinas, conta com diversos pontos interessantes para visitação, como:
- T-rex Park;
- Teatro Oficina;
- Galleria Shopping Campinas;
- Espaço Cultural Casa do Lago UNICAMP;
- Iki (melhor avaliação de comida japonesa na cidade);
- Lume (restaurante premiado de cozinha contemporânea).
Para quem gosta de contato com a natureza, o distrito de Cachoeira de Emas, em Pirassununga, é ideal. O local é banhado pelo rio Moji-Guaçu que, em um dos pontos, é margeado por uma ampla praia natural de grama e árvores que recebe centenas de turistas todas as semanas.
Independe do que você prefere fazer, é possível encontrar opções na região como:
Parques e Bosques:
Existem diversas opções de parques e bosques espalhados pelas cidades do Centro-leste paulista:
- Bosque dos Jequitibás – Campinas;
- Parque Taquaral – Campinas;
- Pedreira do Chapadão – Campinas;
- Trilhas São Vicente e do Bar – Campinas;
- Morro do Cristo e Zoo Bosque – Pedreira;
- Parque Luís Latorre e Zooparque – Itatiba;
- Complexo Carioba, Parque Ecológico e Praça Comendador Muller – Americana;
- Parque da Rua do Porto, Alto do Mirante, Aquário e Zoológico Municipal – Piracicaba;
- Cachoeira do Monte Sião – Pirassununga.
Museus e Igrejas
Para quem gosta de conhecer a história do local, existem também as opções:
- Museu da Porcelana – Pedreira;
- Paço Municipal e Palacete Ferraz Costa – Itatiba;
- Basílica de Santo Antônio de Pádua – Americana;
- Museu da Água e Capela Monte Alegre – Piracicaba;
- Museu da Esquadrilha da Fumaça – Pirassununga;
- Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos – Pirassununga;
- Ecomuseu Municipal – Pirassununga.
Quais são as vantagens de viver no centro-leste paulista?
A região do Centro-leste Paulista é privilegiada. Com turismo ecológico, de aventura, histórico e de entretenimento. O polo regional é um excelente destino não só para viagens, mas também como lar.
Limeira e região possuem um grande potencial econômico, com ampla oferta de emprego e regiões residenciais seguras, modernas e bem servidas com os principais serviços e espaços de lazer e conforto.
Aliás, a cidade de Limeira é uma das que mais se desenvolvem no Estado, com amplo crescimento habitacional e a chegada de diversas empresas, em vários segmentos da economia.
Fora isso, a cidade conta com uma estrutura completa para ser o lar ideal para seus moradores, com estrutura de saúde pública, lazer, saneamento e mobilidade urbana, dentre outros quesitos essenciais para uma plena qualidade de vida.
O que fazer em Limeira?
A cidade de Limeira é conhecida por características únicas, dentre elas o turismo ecológico. Mas não é só isso que uma das cidades mais populosas da região oferece. Confira as possibilidades para se divertir na cidade:
- Turismo histórico: marcado por visitas às igrejas antigas, como a Catedral Nossa Senhora das Dores e a Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção, erguida em 1858. Além disso, o Palacete Tatuiby e o Museu Histórico e Pedagógico Major José Levy Sobrinho, erguido em 1881, encantam os visitantes. Outro destaque é o Casarão da Fazenda Tatu que, com seus mais de 200 anos, chama a atenção pela arquitetura e imponência.
- Passeio ao ar livre: nosso destaque vai para a Gruta da Paz, idealizada para homenagear o fim da Primeira Guerra, o Horto Florestal de Limeira, voltado à prática de esportes e lazer, o Zoológico de Limeira e a Praça Coronel Flamínio.
- Espaços Culturais: a cidade conta com quatro corporações musicais, a exemplo da Corporação Musical Henrique Marques, fundada em 1860. Dentre os demais, vale destaque para a Orquestra Sinfônica de Limeira, com diversas apresentações anuais, incluindo a temporada oficial no Teatro Vitória. Além dele, existem outros espaços como o Teatro da Paz, que surgiu em 1885, virou Cine Vitória na década de 1940 e, em 1995, enfim, se tornou o Teatro Vitória. Limeira também conta com o Anfiteatro Roberto Burle Marx, o Teatro Nair Bello e o Auditório da Delegacia de Ensino.
Se você gostou das opções e busca mais informações para montar um roteiro de viagem para um belo feriado, conheça mais detalhes de cinco cidades perto de Limeira para se divertir com seus amigos e família.
- Artigo Anterior Saiba como ganhar dinheiro indicando imóveis
- Próximo Artigo Estilos de decoração: Quais são e como descobrir o meu?