Procurando imóveis à venda em Limeira? Veja como funciona a venda de imóvel com permuta!

Já ouviu falar em venda de imóvel com permuta? Se você está com dificuldades para vender sua casa ou apartamento, talvez essa possa ser uma boa alternativa e ainda trazer boas vantagens de negociação para você.

Diferente de como acontece normalmente na compra e venda de imóveis em Limeira, o contrato de compra e venda de imóvel com permuta não exige que o pagamento seja feito em dinheiro, mas, sim, por meio de bens equivalentes.
Mas afinal, quais são os bens válidos para a compra de um imóvel com permuta? Ou em que casos vale a pena utilizar esse recurso? Continue lendo e saiba como fazer permuta de um imóvel e os cuidados que devem ser tomados para que a negociação não traga dor de cabeça no futuro.

<H2> Como fazer permuta de um imóvel
A venda de imóvel com permuta é quando o negócio é feito por meio de troca de bens, descartando o pagamento em dinheiro, em alguns casos. No entanto, existe a possibilidade de pagar a diferença do imóvel com uma quantia em dinheiro, caso o valor dos bens não sejam semelhantes.
A permuta pode ser aplicada em qualquer tipo de imóvel, sejam terrenos, casas e apartamentos prontos ou imóveis a serem construídos.
Funciona assim, imagine que uma determinada pessoa possui um apartamento e outra pessoa demonstra interesse neste imóvel, então, ao invés de comprar esse apartamento em dinheiro, poderá pagar com algum outro imóvel, seja casa, apartamento ou terreno. É uma troca.
Todo o processo de compra de imóvel com permuta será regido por um contrato que formalize o negócio. Nele, deverá conter tudo o que foi acordado entre as partes envolvidas, pois se trata de um acordo legal e que deve ser escriturado. Lembrando que a escritura deve custar entre 4% e 6% do valor total do bem.

<H2> O que é avaliado em uma permuta de imóveis?
Se você quer saber o que é avaliado na compra de imóveis com permuta, saiba que não basta os imóveis possuírem características semelhantes, outros elementos também impactam na avaliação e isso vale para apartamento, casa ou terreno. Além da metragem, quantidade de quartos e infraestrutura do condomínio, outros itens também fazem com que um preço suba ou diminua em relação ao outro:

<H3> Localização

Isso porque a região onde o imóvel se localiza está diretamente relacionada à infraestrutura do bairro. Por isso, as condições de ruas, calçadas, iluminação pública, sinalização, transporte, arborização e área de lazer são levadas em consideração na hora de avaliar um imóvel.

<H3> Acabamento

Esse é um dos quesitos mais importantes no momento de avaliação, pois um bom acabamento reflete diretamente na valorização do imóvel e no conforto dos moradores. Isso porque se o imóvel foi construído com materiais que apresentam mais durabilidade, dependerão de menos manutenção, reparos e reformas no futuro, por exemplo. Além disso, madeiras nobres, mármore, cerâmica porcelana, fazem toda a diferença na valorização do imóvel.

<H3> Idade do imóvel

Em uma avaliação de permuta, a idade do imóvel vai muito além de uma fachada atualizada. É verificado também as características construtivas e tecnologias empregadas no patrimônio. Por isso, a idade de um imóvel conta muito na hora da negociação, quanto mais atualizado for, maior será o valor agregado.

<H3> Especulação imobiliária

A avaliação de uma permuta deve ser criteriosa, para evitar problemas, por isso é importante a presença de um profissional de confiança para esclarecer a precificação do mercado.

<H2> Documentos necessários para a permuta
Como é fundamental em qualquer negociação imobiliária, na compra de imóveis com permuta é preciso atenção na regularidade dos bens envolvidos. Aqui, mais uma vez, destacamos a importância de um especialista na área envolvido no negócio, para fazer uma pesquisa prévia sobre a situação do imóvel, documentos e certidões que comprovem a regularidade do imóvel que pretende adquirir por meio da permuta.
Essa análise criteriosa de documentação é importante para identificar possíveis dívidas, penhoras ou ações judiciais que podem comprometer o negócio. Feito essa análise, é a hora de pensar na escritura do imóvel, que irá exigir os seguintes documentos:

<H3> Documentos dos vendedores:
– RG e CPF;
Comprovar a profissão;
– Certidão do estado civil dos vendedores;
– Comprovante de residência;
Pessoa jurídica – cópia do contrato social e alterações e certidão simplificada expedida pela Junta Comercial a menos de 30 dias. RG e CPF dos sócios administradores.

<H3> Documentos dos compradores:
– RG e CPF;
– Comprovar a profissão;
– Pessoa jurídica – cópia do contrato social e alterações e certidão simplificada expedida pela junta comercial dos últimos 30 dias. RG e CPF dos sócios administradores;
– Certidão do estado civil dos compradores;
– Comprovante de residência.

<H3> Documentos do imóvel:
Certidão completa de matrícula obtida no Registro de Imóveis, expedida nos últimos 30 dias;
– Certidões de ações ou ônus referentes ao imóvel, obtidas no Registro de Imóveis, expedida nos últimos 30 dias;
– Comprovantes de IPTU do último ano quitados;
– CCIR, certidão de ITR e do IBAMA quando o imóvel for rural, dentro do prazo de validade;
– Impostos e taxas incidentes quitados.

<H2> Vantagens da permuta de imóveis
Uma das grandes vantagens da venda de imóvel com permuta é a isenção do tributo de Imposto de Renda, já que essa é uma taxa que se aplica somente em caso de complementação do valor em dinheiro.
Então, na venda de um imóvel com permuta, a Receita Federal considera o imóvel como já declarado pelo antigo dono, tornando desnecessário o pagamento do tributo. Mas, se o negócio de permuta envolver uma devolução em quantia de dinheiro, o imposto deverá ser pago por quem recebeu o valor, que deverá ser proporcional.
Além disso, optando por comprar um imóvel por permuta você fica livre das parcelas de empréstimos e financiamentos com juros. Outra vantagem é que, após a troca do imóvel, o novo responsável poderá fazer com o imóvel o que desejar, seja colocar para locação, revender ou, então, usar para moradia. 

<H3> Experiência de mercado ajuda muito!
Se você deseja comprar um imóvel em Limeira por meio de permuta é importante considerar a ajuda de uma imobiliária no negócio. Só assim você evita prejuízos e garante mais segurança à negociação. Isso porque são muitos os cuidados para não acabar tendo prejuízos com esse tipo de compra. Por exemplo, é muito importante saber avaliar o bem que você está ofertando para troca.
Por isso a importância de contar com uma imobiliária experiente no negócio, assim você tem o auxílio de um corretor para analisar os valores de acordo com a estrutura da casa, apartamento ou terreno que você deseja permutar, levando em consideração a região onde está localizado, a conservação, entre outros quesitos.
Com essa avaliação em mãos, fica mais fácil saber quanto você poderá investir, se vai precisar complementar com uma quantia em dinheiro, além de definir o nível do imóvel que conseguirá na permuta.
Sem dúvidas a venda de imóvel com permuta é uma modalidade que depende de uma pesquisa bem feita pelo proprietário do imóvel, aliada a uma boa conversa com uma imobiliária experiente para tirar eventuais dúvidas.
Inclusive, sabia que na Roque Imóveis você encontra vários apartamentos e casas que aceitam permuta em Limeira? Entre em contato com a gente para conferir todos os imóveis que aceitam essa modalidade de pagamento.

Você também pode gostar de: Veja porque investir em imóveis em 2020