Sabe aquele ditado de “quem casa, quer casa”? Se você faz parte desse grupo, decidiu juntar as escovas de dentes e está iniciando a jornada para comprar primeiro imóvel a dois, esse texto é para você.
Esse momento requer planejamento financeiro e um controle mensal de renda e para escolher um imóvel com mais certeza e segurança, recomendamos que vocês façam um check list juntos, para saber o perfil do imóvel de acordo com as necessidades do casal.
Para facilitar o processo você poderá ler:
- Como funciona uma compra conjunta de imóvel?
- 5 dicas para comprar primeiro imóvel a dois
- Encontre o imóvel ideal com a Roque
Como funciona uma compra conjunta de imóvel?
A compra conjunta de imóvel ocorre quando mais de uma pessoa contribui para o pagamento do bem e todos os compradores terão os mesmos direitos e deveres em relação à propriedade, seja ela uma casa ou apartamento.
Quando se trata de uma compra conjunta de imóvel por meio de um financiamento imobiliário, por exemplo, todos os compradores estão obrigados a participar do pagamento de todo o saldo devedor até que o bem seja quitado.
No caso de compra conjunta de imóvel à vista, a legalidade da aquisição é mais simples, pois depende apenas de fazer constar os nomes dos futuros proprietários no documento de compra e venda.
Como é feita a escritura compartilhada?
A escritura compartilhada é elaborada de maneira individual, conferindo a cada comprador responsabilidade sobre sua unidade ou fração. É possível incluir no registro quantos proprietários forem necessários, dada a natureza de co-propriedade do imóvel.
Para formalizar a escritura compartilhada, é imperativo que todos os compradores estejam presentes no cartório com seus documentos pessoais e comprovantes de residência. Além disso, é essencial que todos concordem tanto com as condições da compra quanto com a divisão das cotas ou frações.
Esse documento é de grande importância, servindo como comprovação da propriedade do imóvel, e, portanto, deve ser registrado em cartório. Isso garante a validade legal da co-propriedade e estabelece os direitos e deveres de cada proprietário de forma clara e inequívoca.
5 dicas para comprar primeiro imóvel a dois
Antes de escolher um imóvel, faça uma lista das principais características que você busca nele. Isso irá te ajudar a filtrar melhor entre as opções existentes.
A localização, por exemplo, é um fator muito importante, pois morar perto do trabalho, em uma região com comércio e serviços diversificados, um bairro com bom índice de segurança são grandes facilitadores do seu dia a dia.
Quanto mais refinada for a busca, maior será a chance de encontrar a opção perfeita e fazer a compra o quanto antes. Além disso, existem outros fatores a serem considerados para comprar o primeiro imóvel a dois:
1. Escolha entre imóvel novo ou usado
Um novo costuma ser mais caro do que um usado, entretanto são mais modernos e não precisam de consertos ou reformas. Avalie o preço de acordo com o orçamento definido por vocês dois. Comprar à vista é sempre a melhor escolha, mas, se forem financiar, busquem fazer pelo menor valor possível para quitarem em um curto período de tempo.
2. Escolha o tipo de imóvel
Escolha com base em praticidade, segurança e bem-estar para os dois. Dessa forma, você acerta na hora de comprar primeiro imóvel. Afinal, tanto você quanto o seu parceiro(a) precisam se sentir à vontade no novo lar.
3. Defina a melhor divisão de planta
Às vezes, o valor de um imóvel de um quarto está próximo ao de um com dois quartos, dependendo da região escolhida. Se vocês pensam em aumentar a família no futuro, querem mais espaço ou costumam receber visitas, um imóvel com dois quartos pode atender melhor às suas necessidades.
4. Confira se há vaga de garagem
Tenha em mente que a vaga aumenta o valor do imóvel e, dependendo do bairro, o deslocamento com ônibus pode compensar mais do que de carro.
5. Cheque se o lugar aceita animal de estimação
Em uma casa, com certeza. No caso de condomínios, em maio de 2019 o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que os condomínios residenciais não podem proibir animais domésticos. Portanto, se vocês têm bichinhos em casa, não aceite um não como resposta.
Encontre o imóvel ideal com a Roque
Após entender melhor como funciona uma compra conjunta e ter definido o perfil ideal para o imóvel do casal, é hora de começar a pesquisar!
Com a Roque Imóveis você encontra uma grande diversidade de casas e apartamentos. A nossa empresa foi fundada em 1984 e desde então é referência em serviços imobiliários na cidade.
Além disso, a nossa equipe de especialistas está pronta para te ajudar em todo o processo de compra, garantindo agilidade e transparência. Confira os imóveis disponíveis e dê esse importante passo para comprar primeiro imóvel do casal.
- Artigo Anterior O que é uma imobiliária? saiba por que contratar esse serviço