O mercado imobiliário passa por uma tendência que está inovando a forma de alugar imóveis: o aluguel online. Esta solução elimina a burocracia da locação de imóveis, facilitando o processo para proprietário e inquilinos.
Funciona assim: o proprietário cadastra o imóvel no portal, o inquilino escolhe o imóvel, envia uma proposta e o proprietário vai aceitar ou não. Se a proposta do inquilino for aceita, o contrato é enviado por e-mail.
O principal objetivo do aluguel online é evitar burocracia na locação de imóveis, agilizando a documentação e a entrega das chaves. Porém, alguns problemas comuns acontecem entre proprietários e inquilinos, conheça cinco deles:
- FALTA DE PAGAMENTO DO ALUGUEL
A tal da inadimplência. No caso do aluguel online, o proprietário precisa entrar em contato com o inquilino para fazer a cobrança. E, além do aluguel, não há controle sobre o pagamento dos demais encargos: condomínio, água, luz, seguro incêndio, entre outros.
Em algumas situações, é preciso ir até o imóvel para fazer a cobrança pessoalmente, o que gera um constrangimento tanto para o proprietário quanto para o inquilino.
- FALTA DE SEGURANÇA
O ambiente digital é repleto de brechas e com o aluguel online não é diferente. Alguns criminosos se aproveitam da falta de segurança para lucrar com o dinheiro proposto para a reserva de um imóvel. Assim que a transação é realizada, o inquilino não tem a segurança de que o imóvel estará desocupado e em bom estado para morar. - FALTA DE BUROCRACIA NECESSÁRIA
Alguns trâmites burocráticos são necessários para garantir os direitos do proprietário e do inquilino. Sem eles, não há segurança sobre o recebimento do aluguel e a ocupação ou desocupação do imóvel. O aluguel online foge disso e, por causa da falta de burocracia necessária, a defesa das obrigações de ambas as partes foge do controle.
Por exemplo, a falta de vistoria na entrada e saída do imóvel para entregá-lo ou recebê-lo de volta em bom estado, cobrando os reparos ou reformas necessárias.
- FALTA DE VISTORIA DETALHADA
Uma imobiliária contrata um profissional específico para fazer uma vistoria detalhada de entrada no imóvel. No caso do aluguel online, a vistoria de entrada é superficial. E na hora de contestar a vistoria e solicitar reparos, o processo é mais demorado, porque não há uma unidade física na qual você pode ir caso a resposta por e-mail ou telefone demore para chegar. - FALTA DE HUMANIZAÇÃO
É o trabalho humano que reforça a confiança que o proprietário e o inquilino precisam para fazer uma locação de imóvel segura. Por isso, contar com uma imobiliária vai garantir que o contrato de aluguel seja justo para ambas as partes e todas as obrigações serão cumpridas de acordo com a Lei do Inquilinato.
Para alugar um imóvel em Limeira, a Roque se coloca à sua disposição. O nosso setor de locação de imóveis conta com corretores experientes no mercado e que ajudarão você a escolher o imóvel ideal de acordo com as suas necessidades. Entre em contato conosco se tiver dúvidas!
- Artigo Anterior Saiba como ganhar dinheiro indicando imóveis
- Próximo Artigo Estilos de decoração: Quais são e como descobrir o meu?