Renata Rozineli

No dia 20 de agosto de 2019, a Caixa Econômica Federal anunciou uma linha de financiamento imobiliário com juros menores. A nova modalidade de crédito imobiliário tem o IPCA como indexador e juros que vão de 2,95% a 4,95% ao ano.

Com essa mudança, aprovada pelo Banco Central e pela Comissão de Valores Mobiliários, a expectativa da Caixa é que o valor das prestações do financiamento imobiliário possa reduzir de 30% até 50%.

Se você planeja comprar sua casa própria, que tal conhecer um pouco mais da modalidade de financiamento imobiliário pelo IPCA? Além deste post, preparamos também um vídeo com os principais diferenciais dessa linha de crédito imobiliário no canal da Roque Imóveis no YouTube: E aí, Fabi?

Assista aqui:

No vídeo, a Fabi comenta a possibilidade de juros menores atrelada à nova modalidade e te ajuda a entender se esse tipo de financiamento imobiliário é o melhor pra você.

Ela explica direitinho como funciona o financiamento imobiliário pelo IPCA e aponta as diferenças dessa modalidade em relação ao financiamento corrigido pela TR – a outra linha de financiamento imobiliário oferecida pela Caixa.

Além de acessar o vídeo, continue com a leitura para conhecer mais detalhes do financiamento imobiliário pelo IPCA.

O que é o IPCA
Significa Índice de Preços ao Consumidor Amplo. O IPCA foi criado para oferecer uma variação dos preços no comércio. Portanto, é considerado o índice oficial de inflação no Brasil, sendo calculado mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Benefícios para quem quer financiar um imóvel
Essa nova linha de financiamento com menor taxa de juros, corrigida pelo IPCA, vale para contratos do SFH (Sistema Financeiro da Habitação) e do SFI (Sistema Financeiro Imobiliário).

O SFH e o SFI são os dois sistemas de financiamentos imobiliários brasileiros. Pelo SFH, você pode financiar imóveis de até R$ 1,5 milhão, com juros de até 12% ao ano. Pelo SFI, é possível financiar imóveis acima de R$ 1,5 milhão não inclusos no SFH, também com juros de até 12% ao ano.

Nessa nova modalidade de crédito imobiliário lançada pela Caixa, a cota máxima de financiamento é de 80% do valor do imóvel, com um prazo de 360 meses. E você pode usar o seu FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para dar como entrada na compra de imóveis de até R $1,5 milhão. Ou seja, apenas em contrato enquadrado no SFH.

O que muda com o novo crédito imobiliário da Caixa?
Pela forma tradicional de financiamento da Caixa, os contratos eram corrigidos pela Taxa Referencial (TR), com juros que iam de 8,30% e 9,95% ao ano. Como a correção pelo IPCA no Brasil tem sido historicamente menor do que pela TR, a taxa de juros final acaba reduzida.

A Caixa continuará oferecendo financiamentos imobiliários indexados à TR, mas uma vez escolhido o índice de correção, este será mantido até o fim do contrato.

Prós e contras do financiamento com IPCA
A principal vantagem que o financiamento com IPCA traz são as prestações iniciais, que são mais baixas. Isso possibilita que mais famílias tenham acesso ao financiamento e possam comprar imóveis com valor maior.

Fora isso, a inflação é uma metodologia de cálculo mais transparente e acessível ao consumidor do que a TR, porque a TR trata de um valor definido por resoluções do Banco Central e do Conselho Monetário Nacional, estando sujeita a mudanças a qualquer momento.

Entretanto, a inflação pode não ser previsível, principalmente em financiamentos que podem durar até 30 anos. O comprador que escolher essa modalidade com o IPCA assume o risco de a inflação disparar e, com ela, as parcelas aumentarem também.

Alguns economistas minimizam este risco para o comprador, argumentando que a inflação também corrige os salários. Mas nem sempre as alterações são proporcionais.

Dicas para escolher uma linha de financiamento imobiliário

Vale seguir o conselho da Fabi, no vídeo do nosso canal do YouTube. Depois de apresentar o financiamento imobiliário pelo IPCA e comparar com a outra modalidade, indexada à TR, ela conclui que cada comprador tem que avaliar os pontos positivos e negativos de cada modalidade de financiamento, para tomar a melhor decisão no momento da contratação.

É importante analisar os critérios e os diferenciais de cada modalidade antes de definir qual a linha de financiamento imobiliário mais indicada para você. Para tomar essa decisão, especialistas recomendam alguns passos:

  • Faça simulações e mantenha os mesmos critérios;
  • Compare o valor das parcelas durante toda a vigência do contrato;
  • Entenda os percentuais cobrados;
  • Esclareça todas as dúvidas antes de fechar o contrato.

Com base em todas essas informações, ficou mais fácil tomar uma decisão, certo? Aproveite para acessar quantas vezes quiser o vídeo no nosso canal E aí, Fabi? e esclarecer cada um dos pontos que abordamos aqui.

Quer comprar um imóvel em Limeira?
Roque Imóveis trabalha com as principais incorporadoras de Limeira, comercializando os melhores lançamentos da cidade. Além disso, também conta com opções de imóveis usados à venda com excelente estrutura. Conte conosco para encontrar o melhor para você!

Leia tambémImóveis em Limeira: diferença entre pré-lançamento, na planta e pronto para morar

Renata Rozineli

Está na Roque Imóveis há 33 anos, onde fez sua carreira. Em sua trajetória profissional, se formou em Ciências Contábeis pelo ISCA faculdades e cursou também um MBA de Gestão Empresarial pela FGV. Com dedicação e experiência ao longo dos anos, conquistou o cargo de Gerente Geral, o qual exerce atualmente. CRECI 31782.