check-list-vistoria-de-apartamento
Renata Rozineli

Tanto para iniciar quanto para iniciar um contrato de aluguel, uma necessidade sempre se fará presente: a vistoria.  Por isso achamos importante te ajudar a preparar um checklist de vistoria de apartamento ou casa.

Assim como a imobiliária faz um laudo de vistoria de imóvel antes do inquilino ocupá-lo oficialmente, é importante o próprio locatário fazer um check list após sua mudança. Afinal, é preciso comparar as avaliações do imóvel para se certificar de que está tudo certo e documentado devidamente.

 

A importância da vistoria

 

No contrato de locação há uma cláusula que regulamenta que o inquilino deve, no momento de desocupar o imóvel, entregá-lo nas mesmas condições em que o encontrou. O checklist de vistoria de locação do inquilino, comparado à vistoria de imóvel feita pela imobiliária, evita problemas na hora de entregar as chaves caso esteja em conformidade.

Veja à seguir algumas das principais características para você prestar atenção no momento da vistoria de locação:

 

Check-list de vistoria: estrutura

 

As paredes

Verifique a pintura e a cor. Anote se encontrar rachaduras, sinais de infiltração ou qualquer outro tipo de dano muito aparente, para sinalizar que eles já se encontravam ali quando você ocupou o imóvel.

Se houver qualquer problema que prejudique a estadia do inquilino no imóvel, entre em contato com a imobiliária e solicite que o proprietário seja acionado para resolvê-lo.

 

As portas

Teste os trincos e as fechaduras para checar se estão funcionando adequadamente. Abra e feche cada uma. Parece bobagem, mas é importante verificar se as dobradiças não estão emperrando.

A sua segurança e privacidade devem ganhar uma atenção especial na hora de fazer um check list da vistoria do imóvel. Por isso é essencial testar cada porta e cada chave!

 

Torneiras e luzes

Abra todas as torneiras para ver se o escoamento de água está normal e teste as luzes para checar se elas estão funcionando perfeitamente.

Lembrando que, antes de ocupar o imóvel, é preciso solicitar à BRK Ambiental e Elektro que façam o ligamento desses serviços para, quando você se mudar, tudo já estar funcionando.

 

Check-list de vistoria: móveis e eletros

 

Este item costuma dar dor de cabeça na hora da vistoria de saída, por isso é importante ter muita atenção na checklist de vistoria de imóvel alugado.

Nos casos em que o proprietário deixa móveis ou eletrodomésticos no imóvel alugado, o inquilino precisa devolvê-lo ao fim do contrato com todos os itens nas mesmas condições de entrada.

É extremamente importante avaliar o estado de conservação de todos os móveis. Para facilitar, tire uma foto de cada um e arquive em um lugar seguro, para não perder esse registro.

Quanto aos eletrodomésticos, teste todos no momento da vistoria. Cheque cada boca de fogão, a temperatura da geladeira, entre qualquer outro teste possível.

 

Reparos e reformas: fazer ou contratar especialista?

 

Se, por acaso, qualquer tipo de reparo precisar ser feito, contate a imobiliária. Em linhas gerais, quem faz reparos no imóvel é o proprietário

Em caso de problemas no imóvel, que não sejam decorrentes do uso do inquilino, é dever do proprietário fazer os reparos. A imobiliária atua apenas na intermediação para garantir que os direitos de ambas as partes sejam respeitados.

Já para o momento de saída, antes da vistoria confira seu checklist inicial e comece a listar as avarias ou possíveis reparos que precisarão ser feitos para entregar o imóvel conforme recebido.

Faça um checklist semelhante ao de vistoria de entrada. Comece pelo básico: pintura. Como você precisará entregar o imóvel nas mesmas condições, é comum que você precise repintar o imóvel, caso tenha recebido-o com pintura nova.

Demais itens, como buracos na paredes para segurar quadros ou móveis, pisos quebrados, janelas trincadas ou qualquer outro item que foi avariado por seu uso durante a moradia será sua responsabilidade.

Após listar todos os reparos necessários, considere o orçamento que você tem para essas reformas e a viabilidade que você tem para fazê-las, caso deseje. Vale lembrar que, na maioria dos contratos, caso a vistoria não aprove a entrega do imóvel, é cobrado do inquilino o valor da reforma necessária, comumente acrescida de uma multa.

 

Como conferir o laudo de vistoria

 

Caso o inquilino identifique irregularidades que não foram documentadas na vistoria feita pela imobiliária, é necessário informar para que elas sejam registradas no arquivo do contrato de locação.

Para isso, verifique se os documentos de vistoria fazem sentido e estão em sintonia com o seu checklist de vistoria de locação. Peça cópias destes documentos, é direito seu ter uma via assinada pela imobiliária ou pelo vistoriador terceirizado. Com isso você pode conferir e ter a certeza de que o documento não será alterado.

E, aqui na Roque, a gente sempre trabalha em prol de uma boa relação entre proprietário e inquilino. Portanto, pode contar conosco para escolher o melhor imóvel para alugar em Limeira.

Renata Rozineli

Está na Roque Imóveis há 33 anos, onde fez sua carreira. Em sua trajetória profissional, se formou em Ciências Contábeis pelo ISCA faculdades e cursou também um MBA de Gestão Empresarial pela FGV. Com dedicação e experiência ao longo dos anos, conquistou o cargo de Gerente Geral, o qual exerce atualmente. CRECI 31782.